A importância dos estímulos sensoriais 


Diversos estudos em todo o mundo comprovam que o ser humano aprende melhor e mais rápido quando utiliza os seus 5 sentidos na aprendizagem: audição, olfato, paladar, tato e visão.
Os estudos ainda mostram que se for possível a utilização de mais de um dos sentidos, mais rápida a assimilação e fixação do conhecimento! 

Quando estudamos a fundo o desenvolvimento infantil, já sabemos também que os estímulos sensoriais interferem de maneira direta no aprendizado das crianças, principalmente no período de 0 a 6 anos de idade, onde a mente da criança funciona como uma esponja e absorve tudo ao seu redor (Maria Montessori estudou e descreveu isso como ninguém no livro “Mente Absorvente”).

Essa é a razão pela qual é tão importante a utilização dos estímulos sensoriais (estímulo dos sentidos) nas atividades e brincadeiras ao longo da primeira infância, apoiando a educação infantil! 

As crianças experimentam e conhecem o mundo através de seus sentidos, desde o momento em que nascem. As atividades feitas de maneira segura (e com acompanhamento em 100% do tempo) permitem que elas sintam novos cheiros e texturas assim como conheçam novas cores e sabores, desvendando os “mistérios” maravilhosos de tantas novas possibilidades que surgem a cada dia em suas vidas e dessa maneira, ficam a cada dia mais instigadas e entusiasmadas a conhecer e aprender.

Tábitha Leão Laurino Medeiros

13/01/2020